Três propostas para trabalhar a leitura extensiva

Image for post
Image for post

No dia do leitor, selecionamos atividades que os professores de idiomas podem propor aos alunos para incentivar a leitura fora da sala de aula

Em termos bem simples, a leitura extensiva é aquela que o aluno faz fora da sala de aula, de textos mais longos do que os trabalhados em aula e sem o auxílio do professor. E esse trabalho solitário é essencial e muito produtivo para quem está aprendendo um idioma. Há várias maneiras de fazê-lo, que listaremos abaixo.

Mas antes de propor esse tipo de atividade, lembre-se de levar em consideração o que os seus alunos gostam. Se possível, permita que eles façam as próprias escolhas: pode ser literatura, biografia, uma revista, um jornal e tantos outros gêneros. O importante é que eles leiam no idioma que aprendem e que façam isso por prazer!

Se por acaso o seu aluno tiver um nível mais básico e quiser ler literatura (pode acontecer), você pode propor a leitura de clássicos adaptados para o público infantojuvenil e pedir para que eles escolham uma história que já conheçam. Assim eles conseguirão fluidez na leitura, além de inferir uma série de palavras-chave da história.

Agora vamos às possíveis tarefas que eles podem cumprir enquanto leem seus textos preferidos:

Escolher cinco palavras de cada capítulo ou reportagem e começar a construir um caderno de vocabulário próprio. As palavras podem ser apresentadas para os colegas na aula seguinte, junto de um exemplo que não seja do texto lido.

A turma pode ter um clube de leitura com uma dinâmica um pouco diferente: a cada capítulo lido, o professor reserva alguns minutos da aula para a discussão. Para decidir qual livro será lido, os alunos podem defender a obra preferida e, mediante votação, escolher qual será a leitura do mês.

A turma pode trabalhar com a construção de paródias dos textos lidos, por exemplo, vocês combinam a leitura de um conto de fadas e aí cada aluno deve alterar a última página e entregar para que um colega a leia. O colega, em sala, corrige os erros que encontrar. Em seguida, todos votam no melhor final. Quem ganhar pode receber um livro de presente.

E vocês? Como conduzem atividades de leitura extensiva com seus alunos? Que tal aproveitar o Dia do Leitor e pensar na sua proposta para 2020?

Um beijo, Dani, do Papo de Professor

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store