Storytelling nas aulas de idiomas: dados imagéticos

Image for post
Image for post

Você conhece os story cubes? Tratam-se de dados imagéticos que podem ser usados em diversas situações em sala de aula: para ensinar gramática, vocabulário, desenvolver atividades de fala e escrita temas por meio da contação de histórias: o famoso storytelling!

Além de estimular o trabalho com a criatividade, colocar seus alunos no centro das aprendizagens e proporcionar aprendizagens significativas, o trabalho com os cubos de histórias pode ser feito de diversas formas, com alunos de qualquer idade.

Ah, lembrando que vocês não precisam comprar os cubos, vocês podem produzi-los em junto com os seus alunos, com papéis mais resistentes, como cartolina ou papel cartão. Aproveite os desenhos deles para tornar a atividade ainda mais significativa.

A Beatriz Machado separou algumas sugestões pra gente. As mesmas atividades podem ser feitas com imagens (flashcards ou slides) ou uma caixa/bolsa misteriosa com objetos dentro. Vejam só que legais:

Sugestão 1

Os alunos jogam três cubos e criam uma história com início, meio e fim.

Sugestão 2

História continuada: cada aluno vai jogando um cubo e continuando a história. A atividade só acaba quando toda a turma já tiver participado.

Sugestão 3

Individualmente, os alunos jogam um cubo e criam um comercial vendendo os objetos que aparecerem para eles. No final, a turma pode eleger o produto mais interessante.

Sugestão 4

Individualmente, os alunos jogam um cubo e falam por 30 segundos sobre a figura que estiver na face virada para cima.

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store