Plataformas e aplicativos com atividades prontas para aulas online

Image for post
Image for post

Nos últimos meses fomos todos obrigados a migrar para as aulas online. E esse movimento todo veio acompanhado de muito mais trabalho, pois foi necessário aprender na marra como transpor várias estratégias que usávamos (e dominávamos) nas aulas presenciais para as aulas online.

Afinal, mudou o meio pelo qual estamos cumprindo o nosso papel de promover experiências significativas de aprendizagem e isso muda muito as formas de planejar e de conduzir as aulas. Em muitos casos, a falta de materiais online torna o trabalho de curadoria e de planejamento ainda mais demorado. Quem ensina português como língua estrangeira, assim como eu, sabe muito bem disso.

Por isso, separei uma lista de recursos online nos quais professores de diferentes idiomas encontram atividades prontas para serem usadas com os alunos. Ou que podem ser indicadas como tarefas pré ou pós aula.

Não se esqueçam de garantir conexão e intencionalidade entre as propostas em seus planejamentos, ok? Aí vai uma lista com quatro das plataformas que AMAMOS e USAMOS aqui no Papo:

Banco de Kahoots prontos — Provavelmente você já sabe o que é o Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos. O que talvez você não saiba é que além de poder criar os seus próprios quizzes, no site do Kahoot é possível acessar um banco de materiais prontos nos mais diferentes idiomas e que abordam diferentes temas (gramática, vocabulário, compreensão leitora etc). Você pode usar os recursos disponíveis exatamente como estão ou gerar uma cópia dos que mais te interessar e editá-los de acordo com as necessidades dos seus alunos.

A cereja do bolo do Kahoot é que além de fornecer feedback imediato aos participantes durante as atividades, ele gera um relatório sobre o desempenho dos jogadores, que vão te ajudar a personalizar as aulas. Legal, hein?

LyricsTraining — a plataforma ideal para trabalhar com alunos que gostam muito de música (se é algum deles não gosta, não é mesmo?). No Lyrics Training seus alunos vão poder praticar compreensão auditiva a partir de um acervo enorme de canções cujas letras aparecem na tela sem algumas palavras, que devem ser ouvidas e digitadas pelos alunos. É um grande preencher lacuna que a gente já faz há muito tempo, só que mais moderninho. O aplicativo ajuda os alunos indicando a quantidade de letras que faltam nos espaços que eles precisam preencher e repete o trecho até que os estudantes consigam acertar as respostas. É possível selecionar as atividades por níveis, que vão do básico ao avançado.

Que tal pedir aos alunos que trabalhem na mesma música e promover um campeonato de Lyrics Training na sua próxima aula? Levante os cantores preferidos dos estudantes para surpreendê-los ;) e engajá-los. Ah, o Lyrics Training tem músicas em 12 idiomas diferentes, dentre eles estão o português, o inglês, o espanhol e o alemão.

Learningapps.org — nessa plataforma gratuita é possível produzir 17 tipos diferentes de atividades, usar as que já estão disponíveis por lá ou editar alguma que possa te servir. Dentre os recursos disponíveis estão forca, caça palavras, linha do tempo, atividades de relacionar (imagem e texto), jogo do milhão, testes de múltipla escolha.

Quizlet muito mais do que uma ferramenta de flashcards, o Quizlet permite aos alunos praticarem vocabulário, pronúncia e ortografia em 18 idiomas diferentes. Assim como nas sugestões acima, há muito material pronto por lá, mas você pode criar os seus cartões e até mesmo pedir aos estudantes que produzam os próprios recursos como tarefa.

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store