Músicas para aulas de português — nível básico

Cumprimentos e apresentações

Como vai?

A letra da música é muito simples e pode ser interessante para trabalhar com alunos realmente iniciantes. Você pode produzir plaquinhas com carinhas felizes, tristes, outras não tão felizes para ampliar o vocabulário dos alunos. Depois, dá para ampliar as perguntas equivalentes a “Como vai?”.

Aproveite talvez para trabalhar o verbo ir em suas diferentes pessoas: como você vai?, como ele vai?, como vocês vão?, como eles vão…

Sinal fechado — Paulinho da Viola

Esta música já é um pouco mais longa e difícil, boa para trabalhar com falsos iniciantes. Dá para pedir para que os alunos ouçam e tentem identificar as expressões ou palavras que tenham a ver com cumprimentos e despedidas. Peça para que comparem e ampliem as possibilidades. Dá para trabalhar muitos temas, inclusive fonética, como a nasalidade que existe nas palavras bem, indo, correndo, tempo, tranquilo etc.

A voz do morro — versão Diogo Nogueira

Com essa música você pode trabalhar os diversos usos do verbos ser. Comece com os que estão na música — sou tal pessoa, sou de tal lugar (trabalhando os gêneros dos países dos alunos da sua turma e depois ampliando para outros). Em seguida, dá para trabalhar algumas profissões, como forma de ampliar o verbo ser. Ou características físicas — sou alto, sou baixo, sou loiro, sou moreno. E terminar jogando Cara a Cara, a depender do tempo que sua aula tiver. Se for coisa demais, divida em mais de um dia!

Fogo e gasolina — Roberta Sá e Lenine

Essa música tem as várias conjugações do verbo ser e palavras antônimas, é ótima para expansão de vocabulário. Aproveite para trabalhar com muuuitas imagens, hein?

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store