Como planejar sua carreira de professor para 2021?

Papo de Profes
3 min readDec 17, 2020

Estamos em dezembro e já está na hora de planejarmos nosso 2021. Na minha visão, a gente tem que se tratar como negócio. Mas sinto que temos uma especial dificuldade em falar de dinheiro, em ser firme e não ceder aos pedidos de descontos, em ter grandes sonhos pra nossa carreira e em planejar mesmo o que queremos pra nós e não só fazer parte dos sonhos dos donos das escolas ou até mesmo dos nossos alunos.

Vou dividir este post em duas partes e te deixar com os dois primeiros passos que vão te ajudar a gerar clareza. Seja gentil com você mesmo e responda com o seu coração! Permita-se extrapolar. É só um exercício, por enquanto.

Passo 1: que tipo de aula e de aluno te traz alegria e satisfação?

E como será que a gente começa? Bom, você primeiro precisa de fato olhar pra si mesmo e entender o que você de fato quer fazer. Recentemente postei no meu Instagram (@papodeprofes) uma reflexão que rendeu bastante, que foi usar o método da Marie Kondo, uma guru japonesa da arrumação.

A gente cresce acreditando que a vida só existe de verdade de sexta-feira à noite até o domingo, né? E que trabalho é sinônimo de sofrimento. Só que isso não é verdade!

Então responda sinceramente: todos os seus alunos particulares ou turmas te trazem alegria?

Eu já acordei muitas vezes muito triste por ter que ir até alunos que eu não tinha escolhido pra mim, mas que eu achava que não conseguiria viver sem. Também me machuquei muito nos poucos meses que trabalhei no mundo corporativo. Não durei um ano…

A ideia aqui não é sair dispensando aluno sendo que você vai precisar dessa grana, mas diagnosticar a sua situação e promover uma reflexão sobre planejamento, ação e mudança. Se quiser contar pra gente o resultado da sua reflexão, o post é este aqui: https://www.instagram.com/p/CIWL4ZKHk4n/

Passo 2: o que só você pode oferecer?

Responda na lata: o que você faz de diferente dos outros professores? Esse mercado de ensino de idiomas é bastante concorrido e o que eu mais vejo é gente brigando por preço em vez de buscar diferenciação.

Não sei se você conhece os conceitos de oceano vermelho e oceano azul. Eles foram criados por dois caras chamados Chan Kim e Renée Mauborgne. Eles são professores de estratégia do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD) e diretores do Instituto de Estratégia de Oceano Azul do INSEAD.

Resumidamente, eles dividem o ambiente empresarial em dois: o do oceano vermelho, ou seja, o da concorrência e da competição acirrada, em que se faz tudo bem parecido e a briga por preço é inevitável.

Já o oceano azul é aquele em que se criam novos espaços, novas demandas e no qual a concorrência acaba até se tornando irrelevante tamanha diferenciação, qualidade e valor entregues.

Explicado isso, vamos a uma nova pergunta: em qual oceano você está nadando? No das commodities ou no da diferenciação?

E em qual você quer nadar? Qual problema você resolve? Qual sonho você realiza?

Me lembro de que na minha primeira reunião com um dos meus mentores, ele me perguntou: o Papo de Profes é um painkiller, um candy ou uma vitamin? E eu transformei um plano de negócio bem confuso em um grande matador de dores de professores depois disso.

Também vou adorar saber suas reflexões aqui https://www.instagram.com/p/CHF-QdxnS6_/

E se você quiser passar um dia inteiro comigo para planejarmos juntos a sua carreira, te convido para o nosso evento online Plano de Voo, que será neste domingo. Restam apenas 10 vagas! As informações completas você vê neste link: https://paginas.papodeprofes.com.br/plano-de-voo-dez-2020

Será um prazer poder te ajudar!

Até o próximo post.

--

--

Papo de Profes

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender