Como garantir a interação dos alunos em cursos online?

Image for post
Image for post
Silvania e Josie, professoras (alunas) super ativas nos ambientes assíncronos da primeira do Ensine Idiomas Online, do Papo de Profes

Muitos professores me perguntam como eles podem fazer para garantir a interação dos alunos depois das aulas online, ou seja, qual tipo de atividades podem assegurar que os alunos se mantenham conectados enquanto grupo, trabalhando juntos, até o próximo encontro ao vivo.

Separei algumas sugestões que usamos com alunos da turma do Ensine Idiomas Online (clique aqui para se inscrever na lista de espera) e que deram muito certo. No decorrer do curso fomos criando diversos tipos de interação, justamente para mostrar aos professores como isso era possível.

Dentre as nossas iniciativas, propusemos:

A criação de um Padlet coletivo com sugestões de jogos, brincadeiras e atividades dinâmicas para aulas online, que continua a ser abastecido e comentado pelos alunos e pelas formadoras. Todos têm o poder de edição do material.

No caso das aulas de idiomas, pense nos temas que agradam aos alunos e proponha a elaboração de, textos, vídeos ou áudios a partir de materiais selecionados e postados em um Padlet da turma, o que acha?

Outra tarefa bem legal que fizemos foi a criação do nosso Flipgrid, no qual nos apresentamos e contamos o que mais estávamos amando no curso!

Para quem não conhece, o Flipgrid é uma ferramenta de compartilhamento de vídeos muito interessante para o trabalho com idiomas com alunos de diferentes faixas etárias. Você pode usar para dar feedback de tarefas, para propor que um aluno opine sobre o vídeo do outro, para que os alunos subam vídeos recitando poemas… enfim, vai depender muito do seu público e do seu estilo de aula.

Outra tarefa interativa que tivemos foi a de comentar as tarefas dos colegas no grupo da turma no Facebook, mas você pode pedir para que os seus alunos façam isso no ambiente em que o seu curso estiver hospedado, por exemplo, no feed do Google Classroom.

Também postamos alguns vídeos que os alunos deveriam assistir como tarefa pré-aula. E eles precisavam deixar as dúvidas e as sugestões na área de comentários do próprio vídeo. Lembrando que durante todo o curso trabalhamos com muitos documentos colaborativos feitos no Google Docs. Se você quiser saber mais sobre outras atividades interativas, publicamos vídeos recentemente em nosso canal no YouTube. Clique aqui para vê-los.

Até a próxima!

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store