Como conduzi minhas aulas online com recursos mínimos?

Image for post
Image for post

Ontem tive a última aula do ano com a minha turma de PLAc. Não sei quantos de vocês estão familiarizados com a nomenclatura, mas PLAc significa Português como Língua de Acolhimento, trabalho realizado com alunos que estão, no meu caso, em São Paulo em situação de refúgio.

Por conta da especificidade do universo do PLAc, continuar o atendimento com as aulas online foi um cenário bastante desafiador. Eu, que sou tutora de um curso chamado Ensine Idiomas Online, que ensino várias ferramentas, mostro como montar atividades interativas e ambientes assíncronos de aprendizagens super robustos me vi obrigada a trabalhar com recursos mínimos.

Vi nessa dificuldade uma ótima oportunidade de aprender muito! Foi como se eu tivesse recomeçado do zero, vulnerável, fazendo mil explorações e testes sem saber o que de fato funcionaria.

E eu aprendi muito sobre a importância da escuta e dos fatores humanos todos que envolvem as relações entre professores e alunos. No contexto do acolhimento, então…

Com o semestre encerrado, eu posso dizer que resiliência, empatia, escuta hospitaleira, presença, conexão (não a da internet, hein?), confiança e, claro, ação, foram os elementos mais fundamentais para que esse Básico 2 fosse bem-sucedido.

E o que eu estou chamando de sucesso? Bem, um ambiente de aprendizagem acolhedor e descontraído, combinados respeitados, interações dos alunos, professores mediadores, ambientes síncrono e assíncrono de aprendizagens funcionando bem, interculturalidade, respeito e muita vontade de fazer dar certo.

Não posso deixar de agradecer ao meu colega Pedro Donna, que dividiu comigo a missão de abraçar a turma que se formou depois da pandemia — juntamos alunos de diferentes básicos 2 e seguimos em frente.

Também preciso agradecer aos meus alunos pela paciência, pela generosidade e por todos os aprendizados!

Neste vídeo do canal do Papo de Profes no YouTube em que conto um pouco mais sobre essa experiência. Ficarei feliz em continuar essa discussão e em contribuir com outros colegas que também vivem a linda e generosa realidade do PLAc:

https://youtu.be/5OyF7DP0VNw

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store