Cinco atividades para trabalhar músicas nas aulas de idiomas

Image for post
Image for post

Praticamente todos os alunos que já tive na vida gostam de música! Acredito que vocês também! Por isso, investigar os ritmos que eles gostam e ir atrás de canções que possam ser trabalhadas em aula pode deixá-los muito felizes e motivados a aprender.

No entanto, é necessário que a gente possua um repertório vasto e atividades para não cairmos sempre nos bons e velhos preencher lacunas ou desembaralhar estrofes, certo?

Por isso, eu separei cinco dicas de atividades para trabalhar músicas nas aulas de idiomas que vão te ajudar a sair da rotina. Vamos a elas:

Reconto — Muuuitas músicas são narrativas e contam histórias. Exemplos delas não faltam por aí, por isso, uma atividade interessante é pedir para seus alunos ouvirem uma delas e atribuírem um título e recontarem com as próprias palavras o que ouviram. Para a atividade não ficar aberta demais, você pode fazer perguntas específicas e pedir para que foquem apenas naquelas informações.

Salada de palavras — Coloque uma lista de palavras na lousa, algumas que estão na música que você vai trabalhar e outras não. Entregue um canetão para cada aluno participante ou para o representante de uma equipe (se o seu grupo for muito grande). Todos ficam à mesma distância da lousa e circulam as palavras que ouvirem. Ganha quem tiver mais acertos.

Festival da canção — Peça para que seus alunos tragam a canção preferida deles, que tem que ser na língua que eles estão aprendendo, claro. A sala faz uma audição e elege a música mais legal. Vocês podem definir critérios — letra, melodia etc e aproveitar para focar no ensino de vocabulário relacionado à produção musical. No decorrer das próximas semanas, aproveite as canções para trabalhar tópicos que você precisa ensinar e que aparecem nelas. Eles vão amar!

Encontre os erros fonéticos — Artistas estrangeiros que fazem sucesso no mundo todo gravam músicas em diversos idiomas e muitas vezes acabam cometendo algum errinho fonético. Aproveite o material para fazer uma caça às inadequações com seus alunos. Eles vão se identificar e ficar mais à vontade para errar, inclusive. Com meus alunos de português que fala espanhol faço isso com a música Marambaia (Bethânia e Omayra Portuondo) e dá muito certo!

Continue o verso — Escolha uma música que seus alunos não conheçam (vá preparado com mais de uma opção) e pare o áudio em alguns momentos, pedindo para que os alunos completem alguns versos. Todo mundo lê a frase que fez (se sua turma for grande, organize-a em grupos) antes de descobrir a real continuidade. Você pode premiar os alunos mais criativos, os que mais se aproximam das respostas ou os mais engraçados, se preferir. E aí, gostaram das dicas? Então compartilhem o post com seus amigos professores! Ah, e deixem nos comentários outras sugestões de atividades com música para que a gente amplie mais ainda nosso repertório!

Muito obrigada e até o próximo post!

Originally published at https://www.papodeprofes.com.br on January 27, 2020.

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store