Atividades que exigem pouco planejamento para aulas online

Image for post
Image for post

Conheça dinâmicas que vão te permitir trabalhar com produções elaboradas pelos próprios alunos no decorrer da aula e que exigem pouco planejamento do professor

Muitas vezes ficamos extremamente preocupados em buscar recursos didáticos para as nossas aulas que nos esquecemos de explorar o potencial dos nossos próprios alunos, os nossos maiores recursos em aula.

Por isso, separamos algumas atividades que permitem ao professor trabalhar diferentes habilidades, promover o trabalho colaborativo e diagnosticar equívocos que os alunos podem estar cometendo sem saber. Vamos a elas?

Dublagens de cenas de novelas

Selecione no YouTube um vídeo de alguma cena de novela ou de algum filme. Se você for professor de português como língua estrangeira, pode ser legal usar novelas para aproveitar e tratar na sua aula desse elemento tão característico da cultura brasileira.

A ideia é que o professor escolha um trecho de vídeo com apenas dois personagens e organize os alunos em duplas (se você der aula particular, jogue também). Conte aos estudantes que eles deverão dublar a cena que você vai reproduzir sem o som. O aluno que travar deve ser substituído por um colega e o jogo continua até a cena acabar ou até que todos tenham tido a oportunidade de participar da brincadeira.

Você pode gravar tudo que os alunos estarão dizendo para depois vocês discutir essas produções em um segundo momento da aula, no qual você vai promover uma audição coletiva. Selecione previamente os critérios que serão analisados nesse momento, que podem ser forma, conteúdo, pronúncia e até mesmo expressões idiomáticas. Sabe quando o nosso aluno tenta traduzir alguma que simplesmente não faz sentido no idioma em que ele está aprendendo? Então…

Qual é a pergunta?

Sem perceber, em nossas aulas, a gente acaba solicitando pouco que os nossos alunos formulem perguntas, não é mesmo? Mas isso será bastante solicitado deles no mundo lá fora. Por isso, temos que prever atividades de formulação de questões em nosso planejamento.

Uma ótima forma de fazer isso pode ser selecionando um vídeo de entrevista no YouTube (cuidado com a velocidade de fala do entrevistado, ok?) e reproduzindo apenas as respostas. A atividade dos alunos será então escrever perguntas que façam sentido para as respostas que ouviram. Essa é uma baita atividade de compreensão auditiva e de escrita!

Em seguida, peça que os alunos trabalhem em duplas para discutir as questões e, em seguida, mostre as perguntas originais, feitas pelo entrevistador do vídeo.

Bingo com versos de músicas

Nessa atividade você vai selecionar uma música que os alunos não conheçam, no idioma que você ensina, e que seja um pouco mais longa (que tenha por volta de 4 minutos). Escolha uns doze versos e escreva-os em um slide de PPT. Mostre aos alunos o slide e peça que selecionem e anotem seis frases, que servirão como uma cartela de um bingo. A própria música será a cantada do bingo, claro. Ganha o aluno que completar primeiro a cartela cheia.

Escreva as instruções

Escolha um vídeo de culinária, um tutorial de maquiagem, de artesanato, uma explicação de montagem de móveis ou outro que faça mais sentido pros alunos e peça a eles que assistam ao vídeo mudo e que escrevam as instruções sobre como fazer aquilo que está sendo mostrado (no imperativo ou no infinitivo, a depender do que você quiser trabalhar).

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store