Atividade para ensinar o presente do subjuntivo

Este post vai inaugurar uma série que teremos todas as semanas aqui no nosso blog. Nela vamos apresentar atividades que são elaboradas durante os nossos cursos!

Image for post
Image for post

Hoje quero mostrar uma atividade elaborada pelos professores Camila Oliveira, Sílvia Pinto Bachmann, Josie Powell, Viviane do Carmo e Leonardo Sodré. Eles são alunos do Ensine Português, nossa trilha formativa para profes de PLE (saiba mais aqui) e tiveram que preparar uma proposta para ensinar o presente do subjuntivo, de acordo com a abordagem comunicativa. Veja o que eles fizeram:

Aquecimento

O professor ou a professora recebe a turma contando aos alunos que hoje é aniversário da Ana, no material deles representada pela apresentadora Ana Paula Padrão, mas você pode fazer um levantamento sobre os aniversários dos alunos e talvez promover uma situação real de comemoração. Em seguida, todos conhecem a música “Parabéns para você”, com a letra projetada e, de preferência, uma versão sendo tocada de fundo. Esse é o gancho para o início de uma discussão sobre como se deseja feliz aniversário nos países de origem dos alunos, bem como sobre a organização das festas, o que sempre tem pra comer etc.

Introdução ao tópico

O professor mostra para a turma o que os amigos da Ana desejaram para ela. Todos os votos estão, claro, no presente do subjuntivo ;)

Image for post
Image for post

Tópico propriamente dito e atividade dirigida

Em seguida, o professor vai propor aos alunos que escrevam votos para a Ana, a partir de alguns marcadores do presente do subjuntivo, que já estarão dados:

Desejo que…

Espero que…

Acredito que…

Tomara que…

A ideia é que os alunos usem os votos dos amigos para tentar deduzir as regras, com o auxílio do professor, claro. Então vocês partirão para o momento da sistematização, no qual falarão sobre os usos do presente do subjuntivo que apareceram na proposta. Nada te impede de sistematizar só com os votos dos amigos da Ana e, em seguida, propor a atividade dirigida com os marcadores, tá bom? A sala de aula é viva e os saberes dos alunos são variados.

Atividades livres

Em seguida, os alunos são convidados a fazer um role play e parabenizar os colegas. Ao comando do professor, eles podem ir trocando de dupla, por exemplo, para que possam praticar diferentes votos em várias rodadas.

Depois, para fechar a aula, os alunos vão ter que escrever uma mensagem de WhatsApp parabenizando um amigo que acabou de arrumar um emprego, no presente do subjuntivo. Os modelos estão na introdução ao tópico e no exercício escrito feito pelos alunos na proposta de escrita anterior.

Written by

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store