Image for post
Image for post

Você conhece o passo a passo para uma aula de gramática organizada, com começo, meio e fim? Aplique esse consagrado roteiro da abordagem comunicativa, testado e aprovado por vários professores, e ajude seus alunos a aprender o que eles precisam.

Aliás, falaremos muito sobre isso em um evento online e gratuito do Papo de Profes (@papodeprofes) a partir de 27 de janeiro: a Semana do Planejamento. Para fazer sua inscrição, acesse: https://paginas.papodeprofes.com.br/semana-do-planejamento-de-aulas

Passo 1: Aquecimento

O aquecimento é uma atividade rápida que dura cinco minutos mais ou menos. Pode ser um jogo, como jogo de forca e stop, você pode passar um trailer de um filme ou uma publicidade que tenha feito um uso legal da língua, um meme com uma expressão que pode ser útil no dia a dia do seu aluno. Há muitas possibilidades. O mais importante é entender que a finalidade desse momento é fazer o aluno entrar na aula, apertar a tecla SAP e compreender que a aula dele já começou! …


Image for post
Image for post

Ontem tive a última aula do ano com a minha turma de PLAc. Não sei quantos de vocês estão familiarizados com a nomenclatura, mas PLAc significa Português como Língua de Acolhimento, trabalho realizado com alunos que estão, no meu caso, em São Paulo em situação de refúgio.

Por conta da especificidade do universo do PLAc, continuar o atendimento com as aulas online foi um cenário bastante desafiador. …


Image for post
Image for post

Estamos em dezembro e já está na hora de planejarmos nosso 2021. Na minha visão, a gente tem que se tratar como negócio. Mas sinto que temos uma especial dificuldade em falar de dinheiro, em ser firme e não ceder aos pedidos de descontos, em ter grandes sonhos pra nossa carreira e em planejar mesmo o que queremos pra nós e não só fazer parte dos sonhos dos donos das escolas ou até mesmo dos nossos alunos.

Vou dividir este post em duas partes e te deixar com os dois primeiros passos que vão te ajudar a gerar clareza. Seja gentil com você mesmo e responda com o seu coração! Permita-se extrapolar. …


Image for post
Image for post

Ontem postei uma enquete nos stories para saber se vocês tinham projetos que gostariam de tirar do papel e quais perguntas vocês gostariam de fazer sobre o tema. E, mais uma vez, apareceram várias perguntas sobre quanto cobrar por aulas. E minha resposta oficial e pública é: eu não sei e não vou ser irresponsável em te dar um valor, jamais!

Mas o que eu posso fazer é te ajudar a gerar clareza. Então vou te fazer umas perguntinhas e te explicar alguns conceitos. Em pleno feriado, né? Pois é, e pode ser que doa.

A primeira coisa que eu queria te perguntar é: o que você faz de diferente dos outros professores? Esse mercado é bastante concorrido e o que eu mais vejo é gente brigando por preço em vez de buscar diferenciação. E é por isso que eu não posso te dizer quanto você poderia cobrar. …


Extensões do Chrome para facilitar o dia a dia dos professores de idiomas online

Image for post
Image for post

Nem todo mundo sabe que o Google Chrome tem uma loja online de aplicativos, a Chrome Web Store, cheia de extensões gratuitas com recursos muito legais e simples, que podem facilitar muito o dia a dia dos professores de idiomas online.

Por isso, eu fiz uma curadoria das minhas queridinhas e vou compartilhar com você neste post, que está organizado da seguinte forma: nome da extensão, funções e como o profe de idiomas pode fazer um melhor uso dela, pensando na nossa realidade.

Loom

O Loom é uma extensão para Google Chrome que permite gravar a tela do computador sem precisar instalar softwares adicionais. O Loom gera um link compartilhável assim que você termina a sua gravação, dentre outras funções super úteis. …


Image for post
Image for post

Um dos principais dilemas dos professores de idiomas que trabalham com a abordagem comunicativa é a correção de erros. É sempre complicado saber quando e se corrigir os alunos e como proceder. Se identificou? Então continue aqui por mais alguns minutos

A primeira coisa que me vem à cabeça quando eu penso em correções é: qual é a minha intenção ao corrigir e qual é o objetivo da atividade que o aluno está desenvolvendo? O que eu quero dizer com isso é: eu espero que ele consiga comunicar da forma mais fluente possível ou a finalidade é obter uma resposta correta? Se a atividade for para praticar a fluência, tomar nota e comentar os erros posteriormente pode ser mais interessante do que interromper o aluno a cada dois minutos, certo? …


Image for post
Image for post

Preparamos uma lista de sites cheios de materiais autênticos para vocês, professores de português para crianças. Tem canal do YouTube, acervo da turma da Mônica e até jornal infantil. Assim vocês poderão preparar várias atividades com materiais autênticos para os pequenos, que vão adorar a ideia. Eis a lista:

YouTube do Castelo Rá-Tim-Bum

O canal disponibiliza noventa episódios produzidos durante a década de 90. Aproveite para mostrar o que os pais dos seus alunos assistiam!

YouTube do Palavra Cantada

Coloque seus alunos para cantar, dançar e brincar com um dos melhores produtores de canções infantis do Brasil:

Acervo da Turma da…


Image for post
Image for post

Perguntar se os alunos estão bem e o que fizeram no final de semana é um tipo de aquecimento que funciona, mas será que ele é o mais interessante? Eu penso que algumas vezes essas perguntinhas podem ser perigosas, principalmente se a pessoa não está tendo um bom dia ou se ela teve um domingo terrível. Isso se agrava mais ainda se o seu aluno for um executivo que já acorda com 500 problemas para resolver em duas horas.

Além disso, tenho a impressão de que os alunos sempre esperam um pouco mais da gente, mesmo que nem sempre tenhamos tempo de pensar em ideias brilhantes para começar nossa aula. Por isso, vou compartilhar três aquecimentos legais e famosos que podem ser usados com turmas, duplas ou alunos particulares, com as devidas…


Image for post
Image for post

Você conhece os story cubes? Tratam-se de dados imagéticos que podem ser usados em diversas situações em sala de aula: para ensinar gramática, vocabulário, desenvolver atividades de fala e escrita temas por meio da contação de histórias: o famoso storytelling!

Além de estimular o trabalho com a criatividade, colocar seus alunos no centro das aprendizagens e proporcionar aprendizagens significativas, o trabalho com os cubos de histórias pode ser feito de diversas formas, com alunos de qualquer idade.

Ah, lembrando que vocês não precisam comprar os cubos, vocês podem produzi-los em junto com os seus alunos, com papéis mais resistentes, como cartolina ou papel cartão. …


Image for post
Image for post

Como vocês já sabem, no domingo teremos um bate-papo mais do que especial sobre português como língua de herança e estamos recebendo e analisando as dezenas de perguntas enviadas por vocês. Aliás, estamos muito gratas pelo interesse.

Entre os temas mais citados nas perguntas está a questão da elaboração de um currículo de PLH, por isso, tomamos a liberdade de retirar um trecho muito interessante da publicação Como manter e desenvolver o português como língua de herança: sugestões para quem mora fora do Brasil, publicado pelo Consulado-geral do Brasil em Miami em parceria com a Must University. …

About

Papo de Profes

Cursos sobre metodologias e mentorias para você ser livre, independente e escolher os alunos que quer atender

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store